top of page
Buscar
Foto do escritorsegundaviablog

Acorda Pedrinho chegou no segundavia

Quem não se pegou cantando ou ouvindo em qualquer lugar o hit do momento?

Ok. Podem discordar e eu respeito, mas eu acredito que “Acorda Pedrinho”, da Jovem Dionísio, é uma boa música, mais do que isso, ela é um sintoma da nova maneira de se fazer e distribuir canção.

Pra começar:

Ela se comunica direto, e mesmo que os autores não tenham consciência disso – e na verdade, pouco importa -, com outra canção do cancioneiro popular: Pedro Pedreiro, do Chico Buarque. Uma comunicação que não ocorre apenas no nome.

A temática é a mesma, com a obviedade de que cada uma guarda as suas particularidades de tempo e espaço – e mesmo de qualidade. Se essa fala sobre um homem jovem – do século passado - e de sua família que saem do rural (o norte) para o urbano; aquela retrata o jovem moderno e as suas angústias, mesmo que bobas.

São duas canções que dão petelecos. Acho isso importante em qualquer tipo de arte: a pergunta incessante do que “o que você tá fazendo com a sua vida? É suficiente?”. A literatura, a meu ver, é o melhor exemplo desse peteleco. A boa literatura, claro.

Outra questão que acho interessante apontar, que não é sobre a música em si, mas sim sobre a banda e a indústria.

Além do nome ser bom (sou suspeito pra falar isso. Todas as minhas bandas tiveram nomes ruins. Ou seja, qualquer coisa pra mim é bom), eles souberam jogar o jogo dentro da lógica – de que só fui saber desse exato conceito depois que um amigo comentou – do capitalismo de plataforma (o uber, o ifood, instagram, tiktok).

Lembro das canções feitas pelo Barão Vermelho, como Beth Balanço; ou das canções do Charlie Brown, como Te Levar. Todas canções que são a consequência dentro da indústria cultural do capitalismo de suas épocas. A grande diferença reside no fato de que aquelas canções eram temas de ficções: novelas e filmes. Acorda Pedrinho, não. Exatamente porque ela é o tema do “reels” ou o real – o real aparente das redes sociais. A trilha sonora de nossa própria vida (?).

Diversos sãos os artistas que expuseram a imposição das gravadoras para que passassem a produzir canções com esse tipo de apelo.

Qual será o próximo viral?

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page